segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DESAFIOS COM COLEÇÕES

Neste ano de 2011, estou desenvolvendo com minha turma, nível 3, (4 e 5 anos) o projeto “Um Mundo de Desafios” e a atividade desencadeadora foi a História “O Homem que amava Caixas”, de Stephen King. Através dela, exploramos diversos temas como o Amor, a Família, o Relacionamento Pai e Filho, caixas, brinquedos e objetos que as crianças costumam colecionar.
Nas primeiras atividades representamos as formas de demonstrar o amor, conversando bastante sobre atitudes boas e ruins, comportamento, obediência, amizade e bem estar. Registramos todas as conclusões que surgiram e colocamos nos corações do amor, lembrando que assim vamos demonstrar o amor com os colegas, com os nossos pais, na família e também na natureza:
“Precisa jogá o lixo no lixo pra salvá o planeta” (O. R. 4 anos)

Outras atividades foram desenvolvidas:
·        Nome do meu pai – comparar as letras do nome do pai com as do meu nome;
·        Bingo do Nome do Pai;
·        Quais as brincadeiras que eu realizo com o meu pai? desenho: COM QUEM EU BRINCO? DE QUÊ?
·        A paixão do pai era o filho e a coleção de caixas: Qual é a minha paixão? Trazer um objeto de casa.

Passamos a colecionar caixas de diversos tamanhos e com elas cada um montou o seu brinquedo: casa, prédio, avião, nave, pistas, que são utilizados nos momentos de brincadeira livre.  Também montamos outros objetos com elas, levando-nos à diversão!


Em seguida, as atividades do projeto envolveram coleções de brinquedos, explorando diversas áreas do conhecimento, como a linguagem oral e escrita, a matemática, a música e a arte visual.
Atividades com coleções de bonecas:
 - Curiosidades sobre como eram as primeiras bonecas. (madeira, porcelana e pano).
- Classificação de Seriação de bonecas.


- Tema de Casa: as mães descrevem como brincavam na infância.
- Atividade de recorte: recortar os bonecos e colar na ordem do maior para o menor.
- Fazer a “escadinha” da nossa turma, ordenando os colegas por sua altura.


- Confeccionar roupinhas e brincar de colocar nas bonecas, seriando as de inverno e verão.
- Curiosidades sobre as Bailarinas.
- Vídeo e música “Ciranda da Bailarina” de Adriana Calcanhoto
- Observar as rimas da música.
- Poema: “A Bailarina” de Cecília Meireles
-Criar versos a partir do poema, perguntando às crianças o que elas querem ser quando crescer.
- O que Rima com meu nome? Fazer painel com imagens que rimam com o nome de cada um).

- Jogo de Memória das Rimas.

Livro de poesia: “E um rinoceronte dobrado”, ler os versos e desenhar: o que você colocaria em sua caixa de sapatos?

                     

Atividades com coleções de carrinhos:
- Curiosidades sobre os carrinhos: o primeiro que surgiu foi o carrinho de rolimã...
- Brincar com um carro de rolimã no jardim da escola.
- Jogo de Trilha de letras: andar a quantidade de casas tirada no dado com os carrinhos.
- Atividade de colagem: colar a quantidade de carrinhos que correspondem a cada número.
Tema de casa: Os pais relatam como brincavam com carrinhos na sua infância.
- Vivenciar estas brincadeiras com as crianças: pistas na areia e escorregar em folha de coqueiro.

                                                     CARRO DE LOMBA                                                                          
FOLHA DE COQUEIRO
TRILHA DE LETRAS
Para finalizar o projeto, realizamos uma visita à Brinquedoteca da Univates, onde oportunizamos mais uma tarde de brincadeiras e diversão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário