segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vulcões


O que são vulcões?
Observamos imagens de diversos vulcões, concluindo que onde ocorrem, deixam rastros de destruição.


Vulcão de argila: montamos um grande, no grupo, fazendo-o entrar em erupção. Depois cada um modelou o seu, em tamanho menor para levar para casa, juntamente com a receita e ingredientes necessários para explodi-lo. 


No Brasil, não há vulcões, mas há outras formas de destruição. Observamos gravuras de revistas que as crianças trouxeram (solicitadas anteriormente), que retratam coisas ruins que ocorrem em nosso país. Discutimos cada uma delas, colando-as num painel para expor na sala. Concluímos que são atitudes ruins e que nos deixam tristes, por isso adicionamos ao painel, a “carinha triste”. 


Mas o que queremos são rostos felizes, acontecimentos bons, boas atitudes, a amizade, o amor e a paz, para que as “coisas ruins do nosso país” não aconteçam mais. Igualmente, fizemos um painel com imagens que retratam coisas boas, adicionando a “carinha feliz”.


Ouvimos a história “UM MUNDINHO DE BOAS ATITUDES”, de Ingrid Biesemayer Bellinghausen, em que aprendemos como ter boas atitudes na convivência com os amigos, na escola, em casa, com os pais e na sociedade. Lembramos assim, que agradecer, pedir por favor, pedir licença e pedir desculpas são boas atitudes e que nos deixam mais felizes.

Roda de Conversa: o que me deixa feliz? O que me deixa triste? Registramos, através de um desenho, as falas das crianças e expomos no corredor da escola.  

Mural das boas atitudes: as crianças colocam no final do dia, uma carinha ao lado de sua fotografia. Se tiveram boas atitudes, colocam uma carinha feliz. Se tiveram alguma atitude incorreta, como machucar um colega, não emprestar brinquedos, desobedecer a professora, colocam a carinha triste. As crianças são questionadas sobre como foi o seu dia na escola e elas mesma selecionam a carinha que deverão colocar no mural, conforme suas atitudes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário